Resenha: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos {Gustavo Cerbasi}


Páginas: 172
Editora: Gente
Categoria: Administração
 Um dos maiores detonadores de brigas entre o casal são as dificuldades financeiras. Faltou dinheiro para pagar as contas? Para Gustavo Cerbasi, a causa desse desentendimento é a falta de conversa em família sobre dinheiro. Em geral o casal só fala sobre o assunto quando a bomba já estourou. E, como não discute a questão a dois, a maioria não faz um orçamento, não guarda dinheiro para atingir suas metas (ou, pior ainda, cada um tem seu objetivo, que o outro não conhece), não tem planos para a manutenção de seu padrão de vida no futuro, toma decisões de compra sem refletir, investe mal o dinheiro que eles suaram tanto para ganhar... Tem jeito? Sim, é possível mudar esse quadro se houver vontade e compromisso do casal, seja qual for seu orçamento.


Finanças Pessoais sempre me interessou! Contrariando minha natureza de humanas, adorava as aulas de matemática financeira e quem não gosta de aprender a cuidar do próprio dinheiro, não é? 
 
Gustavo Cerbasi, como ele mesmo se define na Revista Gloss deste mês de março [onde escreve em uma das colunas do mês!] é um “aposentado que vive de seu patrimonio”! Destaque na área de finanças pessoais, eu já conhecia seu trabalho dos muitos artigos, colunas e matérias sobre o tema que sempre leio e este livro, que consegui em uma troca pelo Skoob, era um que sempre tive vontade de ler!!
 
Em Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Gustavo ensina o caminho das pedras – e a colheita dos louros! – até a independência financeira do casal, que ele define como um estado em que o casal não depende mais de seu salário para sobreviver e vive dos rendimentos de seus investimentos. Facinho, não é? hahaha

Na verdade, Gustavo usa de uma linguagem bem simples e fácil de entender com exemplos práticos e tabelas de suas explicações. Realmente, do jeito que ele fala, parece mesmo fácil. Você termina o livro querendo correr para investir seu dinheiro e conhecer tudo que pode sobre ações, CDB’s, poupança, juros, orçamento doméstico e etc...! Ele aborda a situação de diferentes casais: namorados querendo casar e/ou comprar o primeiro apartamento; adultos com crianças, com adolescentes e com filhos adultos e casais sem filhos. Li apenas os casos que me interessavam e acabei o livro rapidinho, muito animada.

Também fiquei com algumas dúvidas, como por exemplo: ok!, o objetivo é a independência financeira, mas no meio dela a vida acontece, devo postergar outros sonhos e objetivos [como viagem; casamento; estudos] em prol desse? Pelo que pude entender da proposta de Gustavo, a ideia é se planejar sempre e muito, para atingir esses sonhos junto com a independência financeira com o mínimo de percalços pelo caminho.

Se você e a pessoa ao seu lado estão pensando em juntar as contas correntes ou se você acha que está na hora de pensar no seu futuro, este livro é um ótimo começo!


Comentários

Evy disse…
Tenho esse livro, mas nunca li...
Na época que comprei levei um pé na bunda em seguida, aí deixei quieto...

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}