Resenha: A Marca de uma Lágrima {Pedro Bandeira}


Isabel se acha feia. Será mesmo? Ou somente ela acha isso? Escreve cartas e versos para ajudar o namoro de Rosana, sua melhor amiga, com Cristiano, seu grande amor. Por causa da beleza e da verdade de suas cartas, Cristiano mais se apaixona por Rosana e mais aumenta a desesperança de Isabel. Sua situação agrava-se ainda mais quando se vê envolvida no caso de uma morte misteriosa.




Autor: Bandeira, Pedro
Editora: Moderna
Assunto: Literatura Juvenil
Páginas: 185
Avaliação: ♥♥♥♥



Isabel tem 16 anos, é filha de pais separados e mora com a mãe que vive com enxaqueca. Sua melhor amiga é a linda e burrinha Rosana e seu pior inimigo ronda seu próprio quarto, lembrando Isabel constantemente do quanto é gorda e feia com seus óculos e espinhas! Obrigada pela mãe, Isabel vai ao aniversário do primo, Cristiano, que acabou de voltar à cidade, e leva Rosana junto. Chegando lá, Isabel não acredita em como Cristiano mudou, se tornando um garoto lindo e ela logo se vê caidinha por ele. Entretanto, é para Rosana que Cristiano olha. Isso acaba com Isabel que tenta se isolar em sua autopiedade até que aparece Fernando, um menino chato que não deixa Isabel sozinha com seus sonhos destroçados. Isabel então acaba se embebedando e desmaia no quintal, quando é "salva" por um garoto de correntinha no pescoço e um perfume inesquecível! Deve ser Cristiano que voltou para ela! 

No dia seguinte, na escola, Isabel está convicta que Cristiano mudou de ideia e é a ela quem ele quer, mas ao conversar com o primo, ele pede ajuda a Isabel para conquistar Rosana!! Sofrendo muito, Isabel aceita. Só que mais tarde, Rosana, conversando com a amiga, faz o mesmo pedido: quer que Isabel escreva poesias para ajudar a conquistar Cristiano!

“[...]E eu te excito, sem que venhas a notar 
que esses lábios que tu beijas são os dela, 
mas são minhas as palavras que te tocam.[...]” 

[pág 68] 

Logo Isabel está presa juntando com seus versos, seu talento e suas lágrimas o amor de sua vida com sua melhor amiga. No meio desse turbilhão ela, junto com Fernando, são testemunhas do suicídio da Diretora da Escola Dona Albertina! Mas algumas coisas não se encaixam nessa historia e Isabel começa a correr perigo por saber demais!

“[...]Assinei com minhas lágrimas 
cada verso que lhe dei, 
como se fossem confetes 
de um carnaval que não brinquei[...]” 

[pág. 131] 

Li esse livro bem novinha, acho que tinha uns 14 anos, e na época amei! Consegui agora em uma troca no Skoob e, 10 anos depois, o livro ainda me cativou muito, mas, um pouquinho mais madura, o achei bem melodramático, graças à personagem Isabel. Seu grande inimigo é o espelho que mostra a esta menina insegura toda a dura realidade de sua aparência. Mas fica a dúvida no ar, será que Isabel realmente é tão gorda e tão feia como tenta se convencer?? A relação dela com este espelho têm até um quê de loucura, onde ela mantém verdadeiros diálogos com este Inimigo...

Todos os outros personagens são bem superficiais, chegando a irritar. Os melhores são Isabel e Fernando e ele é o meu favorito! Inteligente, carinhoso e sarcástico, tenta de tudo para conquistar Isabel que fica cega praticamente todo o livro só acordando para a vida no ápice da historia e quase tarde demais!!

Com muitas poesias, Isabel nos conquista com sua historia e Pedro Bandeira nos faz viciar em seu jeito de escrever! Recomendado!


Trechos


“Só havia um namorado a conquistar. E ela o estava conquistando... para outra!”
[Isabel - pág. 58]

“Fernando Pessoa... Gosta de Fernando Pessoa?? E da pessoa do Fernando, você gosta?”
[Fernando para Isabel – pág. 64] 

“É melhor um fim trágico do que uma tragédia sem fim.”
[Isabel – pág.104] 

“Chegou a hora de vocês se libertarem de mim e eu me libertar de vocês. Por acaso você deve se apaixonar pelo compositor se a música dele o ajuda a conquistar a namorada? Ou pelo pôr do sol, quando as cores criam o clima certo para que ela diga sim?”
[Isabel – pág.177]

Comentários

Evy disse…
Resenha lindinha!!!

To pensando em fazer sempre lá no blog, o que c acha? O namorado curtiu a ideia...

Bjos
Fê Falleiro disse…
acho que não lembrava desse livro a anos, tb li ele a muito tempo e achei muito legal ter a resenha aqui. Vou até ver se acho ele na casa da minha mãe rsrs
bjos
Ygo Maia disse…
Adorei a sua resenha!
Li recentemente esse livro e gostei muito.
Pedro Bandeira escreve muito bem.
http://ymaia.blogspot.com.br/
Anônimo disse…
Li o livro e realmente é muito bom!
Resenha maravilhosa, afinal, com um livros desses não é possível outra coisa, não é mesmo?

Meu blog: http://marcagraciosa.blogspot.com.br/ ♥

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}

Resenha: Anjo da Morte - Os Karas {Pedro Bandeira}