Resenha: Jogador Número 1 {Ernest Cline}

Autor: Ernest Cline,
Editora: Leya Brasil
Páginas: 464
Nota no Skoob: 5/5  
Resenha sem spoilers


"Era o despertar de uma nova era, na qual a maioria da raça humana passava todo o tempo livre dentro de um videogame."
[Wade]

Em 2044 a Terra está em colapso com as constantes guerras por água e comida e uma natureza devastada.

Em uma realidade tão dura, Jamie Halliday cria o OASIS, plataforma de jogos on-line que se torna uma alternativa à dura realidade de todos: empregos, escolas, faculdades, boates e tudo mais que havia no mundo real agora está on-line e todos abraçam fugir de suas vidas miseráveis dentro do OASIS.

Quando Halliday morre, deixa para trás uma caçada: quem conseguir encontrar seu ovo de Páscoa de Ouro escondido no OASIS, ficará com toda a sua fortuna (U$ 240 bilhões) e será dono da plataforma. Cinco anos depois, conhecemos Wade Watts.

Ele é um menino pobre de 17 anos e o OASIS é sua vida real: é onde ele vai à escola (pública), passeia, joga, faz amigos e.... é um dos poucos Caçadores de Ovos que ainda continua a busca, e finalmente decifra a charada da primeira pista deixada por Halliday. A partir daí, seu personagem passa a ser conhecido em todo o OASIS e pela IOI, empresa concorrente do OASIS que quer o controle da plataforma. Muitos perigos - virtuais e reais - se apresentam e a caçada ao ovo passa de um jogo para uma batalha por sua vida.

A Ni do Ninhada Literária recomendou muuuuuito esse livro e logo na primeira vez já me convenceu que valia a pena, só que outras coisas no caminho me fizeram adiar comprá-lo, até que vi disponível no skoob e não pensei duas vezes! 

A narrativa é uma delícia e contém muita aventura, ação, amizade, esquemas e  crueldades. Chega uma hora que você simplesmente esquece que Wade está em um jogo e sofre, ri, chora e fica feliz pelos amigos que ele tem (todos virtuais onde eles nunca se encontraram na vida real! Muito amor por todos!!).

Uma das coisas mais mágicas da história é que Ernst Cline trás de volta toda a cultura dos Anos 80!!! As principais reações durante a leitura são risos nostálgicos e exclamações de "nossa eu jogava/assistia/ouvia isso"!!! Atari, Jogos de Guerra, Ultraman, Os Caça-Fantasmas, Duran Duran, The Police, Star Trek, Star Wars, Os Simpsons, Tolkien e muitos mais. O livro todo é uma viagem ao passado dentro de um futuro perdido, eu que nasci só no finalzinho dos 80 reconheci muita coisa; então imagino que quem pegou mais essa época vai pirar de tanta referência!!

O livro me fez pensar se algum dia chegaremos ao extremo de viver através de um computador. A coisa é tao louca que, em um momento que Wade aluga um apartamento, faz toda a transação, inclusive a visita, SÓ pelo OASIS, sem nunca conhecer seu locatário pessoalmente!! Me lembrou muito o filme Substitutos com o Bruce Willis, em que as pessoas tem clones robôs que elas comandam de casa para ir à escola, ao trabalho, sair e viajar! Inclusive recomendo para quem gostar de filmes de ação (ou do Bruce Willis, como eu! rsrs)! Vou deixar o trailer depois dos trechos para vocês conhecerem!!

"Por mais assustadora e dolorosa que a realidade possa ser, é também o único lugar onde se pode encontrar felicidade de verdade. Porque a realidade é real. Entendeu?"
[Halliday]

Gente, isso ficou muito grande, mas quando um livro é muito bom não consigo evitar!!!! Só tenho uma ressalva: se você não curte muito videogames, pode sentir dificuldade em se envolver com a história, mesmo assim, tente!, eu suuuuper recomendo!!! É uma delícia do começo ao fim!!

Trechos

"Ali, dentro do universo de duas dimensões do jogo, a vida era simples: você contra a máquina."
[Wade - pág. 22]

"Os valentões não podiam cuspir em mim, encarar-me ou me bater depois da aula. Ninguém podia me tocar. Ali dentro, eu estava seguro."
[Wade - pág. 45]

"Havíamos nascido em um mundo feio e o OASIS era nosso refúgio de felicidade."
[Wade - pág. 48]

"Numa época de confusão social e cultural, quando a maior parte da população do mundo desejava fugir da realidade, o OASIS oferecia isso de forma barata, legal, segura e não viciante (comprovado cientificamente)"
[Wade - pág. 79]

"Nunca havia sentido uma conexão tão instantânea com outra pessoa, nem no mundo real nem no OASIS. Eu me sentia leve."
[Wade - pág. 121]

"O OASIS permite que você seja quem quiser. Por isso todo mundo é viciado nele."
[Art3mis - pág. 217]

"O capitalismo guiava as coisas, sem que eu tivesse de interagir face a face com outro ser humano. E eu preferia assim, obrigado."
[Wade - pág. 242]

"Faça-me um favor. Tente usar seus poderes apenas para o bem, ok?"
[Halliday - pág. 451]



TRAILER 
SUBSTITUTOS

Comentários

Anônimo disse…
FICO FELIZ POR VOCÊ TER AMADO <3 5 ESTRELINHAS E FAVORITO, É ISSO AÍ! Agora é só divulgar para todo mundo ler esse livro que é AWESOME!
Unknown disse…
Começo hoje a ler o livro! A resenha ficou legal meu amor e com bons trechos hehe.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha: Pântano de Sangue {Pedro Bandeira} e Novidades!!

Resenha: O Casamento da Princesa {Meg Cabot}

Resenha: Dom Quixote {Miguel de Cervantes}